Jazz espiritual: de John Coltrane até Amaro Freitas, confira a playlist exclusiva para assinantes

“A improvisação ultrapassa o campo técnico e atinge um nível de conexão com o sagrado, influenciada por estudos de religiões e espiritualidades distintas. Algo muito conectado às primeiras noções de sonoridades dentro das tradições africanas, por exemplo, onde a música é tida como um elemento espiritual”, explica a pesquisadora Nathália Grilo em entrevista à reportagem na revista NOIZE #163 sobre John Coltrane e o jazz espiritual.

O que as músicas de Herbie Hancock, Miles Davis, Alice Coltrane e outros nomes históricos do jazz têm em comum vai além de um gênero. Estes artistas utilizaram-se da música, profundamente enraizada em suas ancestralidades, enquanto forma de transcendência e conexão com conhecimentos do campo subjetivo. 



Esta dimensão espiritual chega aos dias de hoje através de artistas como Amaro Freitas e Luedji Luna. Em entrevista à NOIZE sobre seu novo álbum, Um Mar Pra Cada Um, - lançamento de julho do NRC - a baiana declara: “Cada faixa é sobre a busca por amor. Concluo que a minha demanda de ser amada, vem da necessidade de me sentir humana. Sou digna de ser amada, sou imagem e semelhança de Deus, como dizem os crentes, porque sou um ser divino".

Enquanto você espera pelo LP do novo álbum da cantora - que chegará na sua casa em outubro - reunimos em uma playlist faixas indispensáveis para entender a linha do tempo do jazz espiritual. Confira no Spotify da NOIZE.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos:

Compartilhar no Facebook Tweetar Pin no Pinterest