A melhor maneira de armazenar seus LPs

Muitas pessoas que colecionam LPs, mas não conhecem detalhes do assunto, acabam armazenando seus discos da forma errada. Isso pode gerar danos leves em uma coleção, mas também pode causar perda total e irrecuperável nas bolachas. Umidade, posição dos discos e uma série de outros fatores precisam ser considerados ao escolher um lugar para colocar uma coleção.

Neste post, vamos dar as dicas necessárias para que você encontre a melhor maneira de armazenar seus LPs aí na sua casa. Não é nada muito complicado, mas cada aspecto do lidar com os discos possui seus pequenos detalhes.

Quer revisitar clássicos e descobrir novas músicas para girar no seu toca-discos? O NOIZE Record Club entrega kits exclusivos com LP e revista todo mês na porta da sua casa. Clique aqui e faça agora parte do clube!

Em qual posição os discos devem ficar?

Guarde seus discos na vertical, de pé, um ao lado do outro. Quanto mais retos os discos ficarem, melhor, pois um não fará peso contra ou outro na fileira. Não empilhe seus discos, porque isso pode fazer com que os LPs que ficarem mais para baixo recebam muita pressão e acabem empenando (entenda mais sobre como evitar os empenamentos aqui). Também é importante lembrar que os devem ser guardados sempre com outros de tamanho semelhante. Ou seja: guarde seus LPs de 12” separados dos de 7” e não misture as coisas.

Como deve ser o ambiente em que a coleção fica guardada?

Deve haver boa circulação de ar. Ambientes úmidos são terríveis para discos de vinil, pois podem criar fungos na coleção. Portanto, deixe os LPs em lugares arejados. Se você conseguir medir a umidade do ar com um aparelho, o ideal é que a umidade relativa do ar no local esteja aproximadamente em 40%.

Também é importante que os discos fiquem protegidos da luz . Qualquer tipo de luz constante pode ser negativa para um vinil. Mas se há algo que pode ser fatal para a qualidade do LP é que ele fique exposto à luz do sol. Procure um lugar bem protegido da luz solar para armazenar seus discos.

A temperatura também é um ponto importante, apesar de muitas vezes fugir do nosso controle. O ideal é que os discos fiquem guardados em locais com aproximadamente 25º C. Temperaturas muito elevadas ou muito baixas podem gerar danos na sua coleção.

Qual o melhor tipo de móvel para guardar LPs?

Devido ao que explicamos acima, em relação a circulação de ar, sua coleção deve ser guardada, preferencialmente, em um móvel aberto. Armários, baús e gavetas completamente fechadas podem ser uma má ideia por não permitirem a circulação de ar.

As melhores opções costumam ser estantes ou prateleiras, por serem abertas e, muitas vezes, possuírem divisórias. As divisórias facilitam em outro ponto importante: é melhor não deixar todos os discos juntos, separando a coleção em pequenos grupos de 10 a 20 LPs. Separando a coleção em pequenos lotes, não são tantos discos fazendo pressão uns sobre os outros.

Você pode improvisar um bom lugar para os seus discos em casa, não há nenhum lugar necessariamente certo, apenas essas características para observar. Também não custa lembrar: sempre confira o peso que o móvel suporta. Um disco pesa pouca coisa, mas uma coleção, muitas vezes, pode trazer uma prateleira abaixo. Se for escolher um móvel no qual guardar seus LPs, lembre disso. 

Como evitar que meus discos peguem poeira?

É super importante que o lugar no qual você armazena suas bolachas seja limpo. Também é essencial, como já explicamos aqui, limpar os discos de vez em quando. A poeira, aos poucos, pode ir acumulando e diminuindo a qualidade sonora dos seus LPs. Busque algum lugar de casa que não esteja tão exposto às sujeiras do dia a dia.

Sempre guarde os discos com a capa de plástico dentro da capa. A melhor opção, para quem está disposto a investir um pouquinho, é comprar também, para cada disco, capas de plástico externas. Assim, sua coleção ficará completamente protegida.

Recomendações gerais

Um erro muito comum que as pessoas cometem é deixar objetos em cima dos LPs. Não é bom fazer isso, principalmente com coisas pesadas, porque o peso acaba forçando o disco. Reserve um lugar somente para os discos e não coloque coisas em cima ou apoiadas na coleção.

Também é melhor que as bolachas fiquem em um local que não esteja sujeito a impactos ou vibrações. Deixar os discos perto de uma caixa de som potente, por exemplo, pode ser uma má ideia. Se você puder escolher o material do móvel no qual o os LPs vão estar guardados, prefira a madeira, que é mais estável, do que o metal, que é mais sujeito a variações com impactos.

***

Agora que você já sabe de todos esses detalhes, já pode escolher o melhor lugar aí na sua casa para guardar seus discos. Tudo isso pode parecer um pouco trabalhoso, mas você vai perceber que vale a pena cuidar bem da sua coleção para que ela dure bastante e com muita qualidade. Caso tenha outras dúvidas sobre como cuidar dos seus LPs, leia os outros posts da sessão “EM VINIL” do nosso site.

Quer aumentar sua coleção com música boa? Faça parte do NOIZE Record Club e receba um dos melhores álbuns da música brasileira em kits exclusivos com LPs e revistas NOIZE. Assine agora e não perca!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos:

Compartilhar no Facebook Tweetar Pin no Pinterest

LEIA MAIS

FAÇA PARTE DO NOIZE RECORD CLUB